Aves
- Sapiens
- 19 de out. de 2019
- 1 min de leitura
As aves, assim como os répteis, tem respiração pulmonar alveolar, fecundação interna, ovo amniótico e ácido úrico como principal resíduo nitrogenado.
Inovadoramente, elas possuem coração com 4 cavidades, não misturando o sangue venoso com o arterial; penas, que auxiliam no voo e servem de isolante térmico; ossos pneumáticos, que deixam o esqueleto mais leve e menos denso; sacos aéreos, que renovam a oxigenação do sangue. Para diminuir o peso, não possuem dentes nem bexiga urinária. Além disso, a mandíbula e o maxilar transformaram-se no bico.

Fonte: espaço kids

Fonte: doc player
As aves são endotérmicas e homeotérmicas, ou seja, conseguem manter a temperatura corporal constante e não dependem de fonte externa. Para isso, elas apresentam um metabolismo elevado, necessitando de muita energia. Outra característica é o canto, que serve para comunicação, e o cuidado parental.
A conquista do espaço aéreo foi importante porque possibilitou o aprimoramento de várias atividades, como fugir de predadores, buscar novos alimentos, aumentar o campo visual e migração. Para o voo perto da água ou na chuva, as aves tem a glândula uropigiana, que impermeabiliza as penas
Classificação
Carinatas - são aves que apresentam uma quilha no osso esterno, chamada carena. Possuem músculos peitorais desenvolvidos que são responsáveis pelo batimento das asas.

Fonte: toda matéria
Ratitas - são aves que não apresentam carena no esterno e são incapazes de voar, como a ema e o avestruz.

Fonte: estudando a biologia
Referências: livro didático, anotações da aula, toda matéria, só biologia
Opmerkingen