Répteis
- Sapiens
- 19 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Os animais da classe reptilia ocupam ambientes aquáticos e terrestres, apenas não se encontram em regiões polares porque não suportam as temperaturas extremas (são ectotérmicos). A maioria das espécies é carnívora e eles possuem digestão extracelular e sistema digestório com néfrons e rins. O principal resíduo nitrogenado é o ácido úrico, que elimina menos água e evita a desidratação.
Os répteis conseguiram conquistar o ambiente terrestre. A fecundação passou a ser interna, os olhos são cobertos por pálpebras e pela membrana nictitante e o sistema cardiovascular é composto por um coração com 3 câmaras: 2 átrios e 1 ventrículo. Porém suas adaptações mais eficientes foram a respiração pulmonar com alvéolos pulmonares, pele totalmente queratinizada e sem glândulas (evita a perda de água), ossos pneumáticos nos pterodactilos e o ovo amniótico-alantoidiano.

Fonte: segundo cientista
O âmnio evita ressecamento e protege o embrião de choques mecânicos. O alantoide é análogo a uma lixeira, além de jogar fora o gás carbônico e introduzir gás oxigênio. O saco vitelínico é a gema, cheia de colesterol para fazer o desenvolvimento do embrião. A albumina é a clara, cheia de água proteína. A câmara de ar serve de reserva de ar e a casca do ovo porosa possibilita as trocas gasosas.
Classificação
Ordem Crocodilia - os crocodilianos tem corpo revestido por placas córneas, quatro patas curtas, cauda, dentes grandes e afiados e coração com quatro cavidades completamente separada.

Fonte: diário digital
Ordem Rhynchocephalia - tuataras

Fonte: reptossaurus
Ordem Squamata - os escamados (cobras, lagartixas e lagartos) possuem escamas pelo corpo.

Fonte: são carlos em rede
Ordem Chelonia - animais com o corpo revestido por duas carapaças: a dorsal, localizada na região superior do corpo, e o plastrão, na região inferior. São as tartarugas, jabutis e cágados.

Fonte: semana news
Referências: livro didático, anotações da aula, toda matéria, só biologia
Comments