Mamíferos
- Sapiens
- 19 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Os mamíferos estão presentes na maioria dos biomas do planeta. Eles possuem pelos pelo corpo, que servem de isolante térmico para manter a temperatura corporal constante (homeotermia), de defesa, de camuflagem, de função sensorial e protegem contra choques mecânicos. Os indivíduos fêmeas possuem glândulas mamárias, que secretam um líquido muito nutritivo para os filhotes (leite).
A pele desse grupo possui glândulas sebáceas e sudoríparas, que também ajudam a manter constante a temperatura do corpo do animal. Além disso, ela continua queratinezada, como nos répteis e nas aves. Outra estrutura característica dos mamíferos é o diafragma, um músculo que auxilia na respiração, localizado entre o tórax e o abdome. Eles possuem dentes diferenciados (caninos, incisivos, pré-molares e molares), cada qual com uma função específica para a digestão de alimentos.
Tal como nas aves e nos répteis, a respiração é totalmente pulmonar, e o coração é teatracavitário. O sangue dos mamíferos diferencia-se dos outros pois possui hemácias anucleadas. O órgão que realiza a excreção nos mamíferos é o rim, excretando ureia, muito solúvel em água. Esses animais reproduzem-se sexuadamente, com fecundação interna e desenvolvimento direto. O encéfalo é muito desenvolvido e eles possuem epiglote, que controla e separa a entrada de alimento e ar.
Classificação
Monotremados ou prototérios: são ovíparos, como a equidna e o ornitorrinco. As fêmeas, apesar de terem glândulas mamárias, não possuem mamilos.

Fonte: estudo kids
Marsupiais ou metatérios: são vivíparos e possuem marsúpio, bolsa em que são localizadas as mamas, como o canguru, o coala e os gambás sul-americanos.

Fonte: info escola
Placentários ou eutérios: são vivíparos com placenta, que realiza trocas gasosas entre o sangue do embrião e o materno, além de nutrir o embrião e dele retirar as excretas. Seus períodos de gestação são longos. São os gatos, as cabras, os tigres e os humanos, por exemplo.

Fonte: portal melhores amigos
Referências: livro didático, anotações da aula, toda matéria e só biologia.
Commentaires