Anelídeos
- Sapiens
- 4 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Características Gerais:
corpo alongado (vermiforme),
simetria bilateral,
três folhetos embrionários,
presença de celoma,
protostômios,
corpo revestido por cutícula,
sistema digestório completo,
sistema circulatório fechado (por vasos),
sistema respiratório (respiração cutânea ou branqueal),
sistema excretor de metanefrídios,
sistema nervoso ganglionar (com cordões nervosos ventrais)
presença do clitelo em alguns indivíduos, que secreta muco e forma o casulo e tem funções reprodutivas
corpo segmentado (metametria).

Fonte: blog cientista
Os anelídeos são divididos essencialmente em três:
- Oligochatea: possuem clitelo, a maioria é terrestre, têm respiração cutânea, são minóicos e sua fertilização é cruzada. Um exemplar desse grupo são as minhocas.

Fonte: super interessante
- Hirudinea: também possuem clitelo (mesmo que não tão evidentes), a maioria é ectoparasita e possuem duas ventosas para fins de locomoção. Um conhecido membro dessa divisão é o sanguessuga: esse indivíduo foi muito utilizado em épocas atrás na medicina primitiva no procedimento conhecido como sangria. Na época, pensava-se que seria possível extinguir uma doença de seres humanos utilizando esses anelídeos para "limpar o sangue". Atualmente, na medicina formal, os sanguessugas são utilizados para recuperação mais eficaz em certos casos de ferimentos mais leves, como um hematoma, já que o sanguessuga libera uma substância anticoagulante no sangue humano, que libera a sua circulação.

Fonte: saude.ig
- Polychaeta: são marinhos, dióicos e possuem cabeça diferenciada e bem característica. Uma estrutura desse grupo que se destaca é o porápode, que possui cerdas que realizam diversas funções, como: trocas gasosas, proteção, locomoção e ancoragem (prender-se ao substrato).

Fonte: biologia na rede
ACESSE UM RESUMO DO CONTEÚDO AQUI
Referências: anotações de aula, livro didático, https://www.youtube.com/channel/UCdLt2OhiWNLRsGNF-0DE4-A = Biologia com Samuel Cunha
Comentarios