Artrópodes
- Sapiens
- 4 de ago. de 2019
- 4 min de leitura
Os artrópodes são triblásticos, protostomios celomados e com simetria bilateral. Eles são divididos em cinco grupos principais que serão explicados mais à frente. Alguns representantes do filo são as borboletas, besouros, aranhas, camarões, etc. A grande maioria tem vida livre, outros são parasitas. O habitat é aquático ou terrestre e eles foram os primeiros seres a conquistarem o ar através das asas.
O corpo deles é revestido por um exoesqueleto de quitina, que garante rigidez (sustenta e protege o corpo) e impermeabilidade (restringe a perda de água quando em ambientes muito secos). O exoesqueleto acaba por limitar o crescimento, portanto, o animal o substitui para crescer. Esse período se chama de muda, quando o novo exoesqueleto ainda está mole e pouco resistente.
A B
O corpo é segmentado e ligado a vários apêndices (como pernas e antenas). Assim, podemos diferenciar as partes do corpo. Os segmentos são articulados para possibilitarem o movimento. Os apêndices articulados são a característica alomórfica do filo, que originou seu nome: do grego arthros (articulação) e podos (pés).
C D
O sistema digestório é unidirecional, como vimos nos nematoides. A digestão é essencialmente extracelular. Os órgãos de excreção retiram resíduos do sangue e os eliminam nos canais que se abrem na superfície do corpo ou nos intestinos.
O sistema cardiovascular é aberto, o coração se contrai e impulsiona hemolinfa (podemos comparar ao sangue, apesar de possuir algumas diferenças) para as artérias, passa para a hemocele e retorna ao coração.
A respiração pode ser branquial, traqueal ou filotraqueal. Elas caracterizam os grupos que serão falados mais a frente e serão explicadas junto com eles.
O sistema nervoso é composto por gânglios cerebrais e cordões nervosos localizados na região ventral do corpo. As estruturas sensoriais, responsáveis pela localização do alimento, de predadores e parceiros são representadas por pelos sensitivos, olhos, órgãos auditivos e antenas, as quais tem função olfativa e tátil.
Os artrópodes são dioicos com fecundação interna, geralmente. Possuem o sistema genital com gônadas e canais. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. Em alguns crustáceos ocorre a partenogênese, desenvolvimento do óvulo sem fecundação. Em ambiente aquático ocorre, geralmente, fecundação externa
Aracnídeos
São os invertebrados representados pelas aranhas, escorpiões, opiliões, ácaros e carrapatos.
Características Gerais
· Predadores
· Não apresentam antenas e mandíbulas e sim queliceras
· Possuem 4 pares de patas
· Corpo segmentado em cefalotórax e Abdome
Sistema nervoso e órgãos sensoriais:
· Possuem pelos táteis espalhados pelo corpo
· Aranhas possuem até oito pares de olhos e escorpiões cinco.
Respiração:
· Respiram por meio de filotraqueias (pulmões foliáceos) que são estruturas laminares, cuja parte externa está em contato direto com o ar. Através das paredes das lâminas ocorre a troca dos gases, sendo o oxigênio transportado pelo sangue no interior de lacunas
· Aranhas respiram tanto por filotraqueias como por traqueias como os insetos.
Reprodução:
· Ocorre fecundação interna e o desenvolvimento é direto (sem presença de larva e metamorfose).
· Há dimorfismo sexual (sexos diferenciados)
· Podem ser ovíparos ou vivíparos.
E F
Crustáceos
Características Gerais
· Corpo segmentado cefalotórax e abdome;
· Presença de dois pares de antenas com função sensorial (tato e paladar) e de equilíbrio;
· Presença de cinco pares de patas
· Podem ser herbívoros, carnívoros, detritívoros e filtradores, como as cracas;
· Há crustáceos que são sésseis, como as cracas que vivem presas a um substrato, outros são bentônicos, caminham no fundo do mar, ou ainda vivem em tocas ou enterrados na areia ou lodo.
· Constituem o plâncton, que forma a base da cadeia alimentar nos ecossistemas marinhos.
· Vivem em ambiente aquático (água doce ou salgada). Algumas espécies podem viver em ambiente terrestre como os tatuzinhos-de-jardim ou bichos-de-conta.
Reprodução
· A maioria dos crustáceos é dioica (sexos separados) e a reprodução é sexuada com fecundação externa;
· O desenvolvimento dos jovens pode ser direto (nascem iguais aos adultos) ou principalmente indireto (passam por vários estágios larvais);
· As cracas são hermafroditas e fazem fecundação cruzada
Respiração
· O sistema respiratório dos animais aquáticos é composto de brânquias filamentosas localizadas na base dos apêndices locomotores.

G
Diplópode
Possuem pernas articuladas, apesar do movimento lerdo, são terrestres (preferem locais úmidos e escuros para evitar a dissecação) e tem o corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome (segmentado em diplosegmentos). Eles apresentam um par de antenas com pelos táteis e respiram pela traqueia (respiração traqueal).
Podem ter de 20 até 100 pernas, duas em cada um de seu anel e possuem olhos primitivos. Sua reprodução é sexuada, põem ovos (ovíparos). Alimentam-se de vegetais ou da matéria de origem vegetal morta e o seu sistema nervoso é composto basicamente por dois pares de glândulas sensoriais em cada um dos segmentos do corpo.
Insetos
Habitat
Os insetos estão presentes em todos os ecossistemas terrestres, já que, por conta da sua capacidade de voar, eles conseguem se mover mais rapidamente.
Características gerais
· 3 pares de patas
· 1 par de antenas
· Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome
· Respiração traqueal
***O número de asas varia, podem possuir 1, 2 ou nenhum par de asas.
Reprodução
Os insetos são dioicos e a reprodução é sexuada, com fecundação interna ou externa. O desenvolvimento pode ser direto (ametábolos) ou indireto (metábolos). Os insetos metábolos passam por metamorfose.

H
Quilópodes
Habitat
Eles costumam viver em locais escuros e úmidos. Podem ser encontrados em locais com lixo, entulho ou troncos de árvores
Características gerais:
· 1 par de pata por segmento
· Corpo dividido em cabeça e tronco
· 1 par de antenas
· Respiração traqueal
Reprodução
Os quilópodes possuem sexos separados (dioicos), realizam reprodução sexuada com fecundação interna e desenvolvimento direto

I
ACESSE UM RESUMO DO CONTEÚDO AQUI
Referências bibliográficas:
I: https://www.mundoecologia.com.br/natureza/lacraia-e-venenosa-para-cachorros/
留言