Cnidários
- Sapiens
- 9 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Os organismos do Filo Cnidaria vivem em ambientes aquáticos e a maioria é marinho. Possuem tecidos verdadeiros (sua apomorfia). Dos folhetos embrionários, eles têm dois: a endoderme (que origina a gastroderme) e a ectoderme (que origina a epiderme). Logo, são diblásticos. A epiderme tem função de proteção e movimentação (células mioepiteliais) e a gastroderme, além da digestão, promove também a movimentação (células miográsticas). Os cnidários são protostomados, já que seu blastóporo origina a boca e possuem simetria radial.
É o primeiro grupo a apresentar células nervosas (neurônios), que são em rede em um sistema difuso.
O filo é composto pelas medusas (forma de sino gelatinoso), que são livres e nadam, e os pólipos (forma de um sino galatinoso ao contrário), que são sésseis, e suas colônias formam os corais a e as caravelas.
Medusa:

Fonte: dnoticias
Pólipo:

Fonte: cientistas do militar
Uma célula especializada destaca-se nesse filo: o cnidócito, um tipo de célula urticante, que está presente principalmente nos tentáculos e que libera uma toxina pelo toque. Sua função é de defesa contra predadores e também participa da captura das presas. A toxina promove paralisia imediata no alvo.
Digestão
O filo não apresenta um sistema digestório. Sua digestão é extra e intracelular, nessa ordem. Os cnidários possuem uma cavidade gastrovascular por onde entram e saem líquidos, depois de terem passados pela boca. Os nutrientes são digeridos por enzimas. Os restos não aproveitados são posteriormente eliminados pelo mesmo orifícios de onde entraram: a boca.
Reprodução
A reprodução é diversa. Existe a com polimorfismo, que é assexuada e sexuada; a sem polimorfismo, que é apenas sexuada, e o brotamento (frequente em pólipos), que é assexuada. Também existe em alguns tipos de cnidários a metagênese (alternância de gerações), em que uma medusa adulta dá origem a um pólipo que posteriormente originará outras medusas jovens.
Alternância de geração:

Fonte: sobiologia
Brotamento

Fonte: sobiologia
Referências: livro didático, anotações da aula, sobiologia, toda matéria, toda biologia
Comments