top of page
Buscar

Equinodermos

  • Sapiens
  • 15 de set. de 2019
  • 1 min de leitura

Os equinodermos são animais marinhos, de simetria bilateral ou pentarradial (secundária). São deusterostômios e possuem respiração branquial, sistema digestório unidirecional, endoesqueleto de calcário, sistema nervoso em anéis (sem cefalização) e sistema cardiovascular reduzido. Há espécies dioicas ou monoicas e todas têm desenvolvimento indireto, fecundação externa, reprodução sexuada ou assexuada.


Sistema ambulacrário

Também chamado de hidrovascular ou vascular aquífero, é a apomorfia do filo. Ele compõe o sistema circulatório, é responsável pela locomoção, trocas gasosas, alimentação e excreção. Ele funciona da seguinte forma: na ampola armazena-se água. Quando ela contrai, a água vai para a ponta do pé, que se enrijece e se comporta como uma ventosa. O animal adere-se a um substrato e desprende-se quando a água retorna para a ampola.

Fonte: webnode


Divisão

Os equinodermos são divididos em três subfilos: Crinozoa, Asterozoa e Echinozoa. O Crinozoa possui apenas uma classe (Crionoidea), cujo representante mais ilustrativo é o lírio-do-mar. O Asterozoa é dividido em duas classes: Asteroidea (estrela-do-mar) e Ophuiroidea (serpente-do-mar). O Echinozoa é dividido em duas classes: Equinoidea (ouriço-do-mar e bolacha-da-praia) e Holothuroidea (pepino-do-mar).


Lírio-do-mar

Fonte: wikipedia


Estrela-do-mar

Fonte: ciências resumos


 

ACESSE UM RESUMO DO CONTEÚDO AQUI

 

Referências: livro didático, anotações das aulas, toda matéria, só biologia


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page