Exercícios sobre classificação dos seres vivos
- Sapiens
- 17 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de fev. de 2019
Todas as questões foram retiradas do livro Biologia Unidade e Diversidade do José Arnaldo Favaretto.
◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈
1) (UFPel-RS) Utilizando seus conhecimentos de sistemática, analise o diagrama hipotético abaixo e responda:
a) Os elementos inseridos nos níveis 1,2,3 e 4 pertencem, respectivamente, a que categoria sistemática?
R: 1- Ordem
2- Família
3- Gênero
4- Espécie
b) Todos os indivíduos classificados no nível 4 pertencem à mesma classe? Explique denominando essa(s) classe(s).
R: Sim, todos fazem parte da classe dos mamíferos.
2) (Ceag/FGV-SP) Para facilitar o estudo dos seres vivos, os cientistas os dividem em categorias de classificação (ou táxons):
Espécie<Gênero<Família<Ordem<Classe<Filo<Reino
a) A baleia-azul (Balaenoptera musculus) e a baleia-espadarte (Balaenoptera borealis) pertencem à família Balaenopteridae. Portanto, possuem em comum, obrigatoriamente, quais outras categorias de classificação?
R: Ordem, classe, filo e reino.
b) A baleia-franca (Eubalaena australis, da família Balaenidae), como todas as demais baleias, pertencem à ordem Catacea. Se em um determinado ecossistema marinho hipotético, forem avistados exemplares de baleias-francas, baleia-azul, (Balaenoptera musculus, da família Balaenopteridae), e baleia-espadarte (Balaenoptera borealis, da família Balaenopteridae), teremos representantes de quantas classes? De quantas famílias? De quantos gêneros? De quantas espécies?
R: 1 classe, 2 famílias, 3 espécies, 2 gêneros.
3) Se você perguntar a um morados da Amazônia o significado da expressão Lachesis muta, provavelmente ele não saberá; entretanto, ele conhece o perigo representado pela picada da surucucu, serpente peçonhenta que habita as florestas da região.
a) Por que cientistas e pesquisadores preferem utilizar a denominação Lachesis muta, em vez de surucucu?
R: Porque os nomes científicos são exclusivos. Não existem 2 ou mais nomes científicos válidos para uma espécie. Isso evita confusões entre os pesquisadores, já que é comum ver varios nomes populares para uma única espécie.
b) O que representa cada uma das palavras que compõe o nome científico dessa serpente?
R: A primeira palavra corresponde ao gênero, e a segunda ao nome específico da espécie.
c) Lachesis muta designa uma espécie. Biologicamente, o que isso significa?
R: Significa que os seres vivos dessa espécie possuem semelhança morfológica, cariotipa, bioquímica e fisiológica; vivem na mesma área e ao mesmo tempo; cruzam aleatoriamente entre si e geram prole fértil, formando populações; além de terem isolamento reprodutivo de outros grupos parecidos.
d) Surucucu (Lachesis muta), Cascavel (Crotalus terrificus), jararacuçu (Bothrops jararacussu) e jararaca-verdadeira (Bothrops jararaca) pertencem à ordem Squamata. Que outras categorias taxonômicas certamente são comuns a essas serpentes?
R: Classe, filo e reino.
4) A jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) é uma serpente peçonhenta cuja existência é limitado exclusivamente à ilha da Queimada Grande, no litoral do estado de São Paulo. Nas áreas continentais da América do Sul, existem diversas outras serpentes do mesmo gênero, como a jararaca-verdadeira (Bothrops jararaca), a jararaca-verde (Bothrops bilineata) e a jararacuçu (Bothrops jararacussu).
a) Quais devem ter sido as etapas do processo que levou ao desenvolvimento da espécie Bothrops insularis (jararaca-ilhoa)?
R: Seu ancestral comum passou pelo isolamento geográfico na ilha em questão, que sofreu variações originando uma nova população de jararacas.
b) Que procedimento pode ser utilizado para confirmar se a jararaca-olhos e a jararaca-verdadeira pertencem a espécies diferentes?
R: Colocando-as para reprodução. Caso nao cruzem ou cruzem e não tenham descendentes férteis, não serão da mesma espécie.
תגובות