MOLUSCOS
- Sapiens
- 4 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
O filo Mollusca é o segundo maior em número de espécies, com aproximadamente 50 mil. Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha, que têm diversas funções: proteger de predadores, dissecação, entre outros. Possuem simetria bilateral, são protostômios e triblásticos. Podem viver em ambientes aquáticos ou terrestres. Apresentam corpo dividido em: cabeça, pé e massa visceral.

Fonte: blog do enem
Reprodução
É exclusivamente sexuada. Na maioria, os sexos são separados (dioicos), mas também existem espécies hermafroditas. A fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.
Sistema digestório e circulatório
Possuem um sistema digestivo completo, com boca e ânus e sistema circulatório aberto (nos cefalópodes é fechado). Os cefalópodes e gastrópodes apresentam uma espécie de língua com dentes afiados, usada para raspar os alimentos, chamada rádula.
Respiração
Podem ter branquial, pulmonar ou cutânea. A respiração branquial é realizada pelos moluscos que vivem na água (polvos, lulas e ostras). A respiração pulmonar está presente em moluscos que vivem em ambiente terrestre (caracóis). A respiração cutânea ocorre com as lesmas que também vivem em ambiente terrestre, sob o solo e em árvores.
Classificação
Classe Cephalopoda: Possuem conchas reduzidas ou ausentes e destacam-se pela presença de tentáculos, que partem de sua cabeça.
Ex: polvo e lula

Fonte: forbes.uol
Classe Gastropoda:
Utilizam a rádula para conseguir seu alimento e apresentam uma rotação da massa visceral de 180º no sentido anti-horário em relação ao pé.
Ex: caramujos aquáticos, caracóis e lesmas.

Fonte: rural news
Classe Bivalvia: destaca-se pela presença de uma concha composta por duas valvas, que estão encaixadas de modo a envolver o corpo do animal. O fechamento dessa concha é determinado pela contração de músculos adutores.
Ex: mariscos, ostras e mexilhões.

Fonte: ponto natural
Importância econômica:
São muito utilizados na culinária. Suas conchas e pérolas podem ser utilizados na fabricação de jóias
ACESSE UM RESUMO DO CONTEÚDO AQUI
Referências: anotações de aula, livro didático, toda matéria, blog do enem, só biologia
Comments