Nematoides
- Sapiens
- 9 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Os nematoides – ou nematelmintos - compõem o Filo Nematoda. Eles podem ser parasitas, como as lombrigas, ou de vida livre na água e nos solos úmidos.

Fonte: lookfordiagnosis
Estrutura
O corpo dos nematoides é cilíndrico e é revestido por uma cutícula. Eles são triblásticos, ou seja, possuem ectoderma, mesoderma e endoderma. Sua simetria é bilateral e são pseudocelomados. Animais pseudocelomados possuem pseudoceloma, uma cavidade cheia de líquido, entre a mesoderma e a endoderma. Esse líquido não tem células e faz o papel do sangue.
Eles fazem respiração cutânea (trocas gasosas por difusão). A pele é vascularizada com o líquido do pseudoceloma, facilitando na distribuição de substâncias. São dotados de sistema digestório completo unidirecional, com boca, dentes, ânus e intestino; e realizam a digestão extracelular. O órgão H é o canal excretor, composto por dois canais longitudinais. O sistema nervoso é em anel, com dois cordões longitudinais.

Fonte: prof aerica-ciências

Fonte: só biologia
Reprodução
A reprodução é essencialmente sexuada, com fecundação interna. Os nematoides são dioicos e possuem dimorfismo sexual.
Doenças
Ascaridíase
A ascaridíase é causada pela lombriga (Ascaris lumbricoides). Cerca de 25% da população mundial tem esse verme no organismo. O ovo é ingerido pela boca do ser humano e passa pelo intestino. Apesar do ph baixo, ele sobrevive, pois está protegido por um envoltório. Através da corrente sanguínea, alcança o pulmão. Nele, utiliza proteínas e desenvolve-se até a fase adulta. Depois, passa pelo coração, pela faringe e volta para o intestino, onde copula e gera ovos. Os ovos são eliminados pelas fezes e podem contaminar os alimentos.
A prevenção pode ser feita com saneamento e lavando bem os alimentos. A manifestação de sintomas pode variar para cada paciente e depende do estágio da doença. Quando os parasitas chegam até os pulmões, podem haver febre, tosse e escarro. No intestino, podem haver náuseas e vômitos.

Fonte: biologia em ação blog
Amarelão
Amarelão é a doença causada pela Ancylostoma duodenale ou Necator americanos, que pode causar anemia, fraqueza e cor amarelada na pele. A transmissão do amarelão acontece quando a pessoa anda descalça. A larva penetra a pele humana, passa pelo coração, pulmão e intestino. Nele, copula e gera ovos que são eliminados pelas fezes.

Fonte: tua saúde
Referências: anotações de aula, livro didático, toda matéria, toda biologia, só biologia
Comments