Platelmintos
- Sapiens
- 9 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. Possuem simetria bilateral e a mesoderma, sua terceira camada de tecidos, classificando-os como triblásticos. Assim, a mesoderma origina os músculos, que são responsáveis pelo movimento coordenado e direcionado. A ectoderme origina a epiderme, que faz a proteção, e a endoderme origina a gastroderme, que faz a digestão.
Características
Sistema excretor: é formado por uma rede de túbulos denominados protonefrídeos, terminando em um poro terminal localizado na região dorsal;
Sistema respiratório: ausente, as trocas gasosas são realizadas diretamente com o meio;
Sistema nervoso: é constituído por um par de gânglios cerebrais dispostos na região anterior, irradiando cordões nervosos até a porção posterior;
Sistema sensorial: através dos fotorreceptores, os ocelos, esses organismos conseguem se orientar captando energia luminosa
Reprodução
A reprodução varia de acordo com a espécie. Muitos platelmintos são hermafroditas. Alguns se reproduzem por partenogênese (desenvolvimento do embrião sem fecundação, de forma assexuada). As planárias podem se reproduzir por fissão (ruptura de um pedaço do corpo gerando outro) ou de forma sexuada. A primeira imagem representa a reprodução sexuada e a segunda, a reprodução assexuada.

Fonte: o mundo dos platelmintos

Fonte: colégio vasco da gama
Doenças
Teníase
A Taenia solium parasita suínos e a Taenia saginata parasita bovinos. Ambas possuem corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e na extremidade anterior, denominada escólex, há presença de ventosas que auxiliam na fixação do animal. As tênias são hermafroditas. No seu ciclo, o animal humano é o hospedeiro definitivo e suínos e bovinos são hospedeiros intermediários. A tênia adulta fica fixado às paredes intestinais, onde cada proglótide se fecunda. Os ovos são eliminados no ambiente pelas fezes.
Os sintomas da doença são dores de cabeça e abdominais, perda de peso, alterações do apetite, enjoos, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.
A prevenção pode ser feita com saneamento básico, fiscalização e cozimento prolongado da carne, tratamento de doentes e bons programas de educação e sensibilização com o objetivo de incentivo dos bons hábitos de higiene no dia a dia.

Fonte: divina profissão
Esquistossomose
O ser humano adquire essa doença quando entra em contato com a água doce, onde existem caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. Os vermes, uma vez dentro do organismo da pessoa, vivem nas veias do mesentério e do fígado. A maioria dos ovos do parasita se prende nos tecidos do corpo humano e a reação do organismo a eles pode causar grandes danos à saúde.
Os sintomas podem ser febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse, endurecimento e aumento do fígado. O controle da esquistossomose é baseado no tratamento coletivo de comunidades de risco, acesso a água potável e saneamento básico, educação em saúde e controle de caramujos em lagos e rios.

Fonte: cultura livre
Referências: só biologia, toda matéria, toda biologia, anotações de aula, livro didático, brasil escola.
تعليقات