top of page
Buscar

Poríferos

  • Sapiens
  • 9 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Os animais do filo porífera não apresentam nenhuma organização de órgãos ou sistemas e são os mais simples do Reino Rnimalia. São chamados de esponjas ou espongiários, são invertebrados aquáticos, de simetria radial, fixos em um substrato. Normalmente são encontrados no mar e podem viver de forma solitária ou em colônias.


Fonte: pinterest

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈


Estrutura

As esponjas tem formas e cores variadas. O parão corporal básico é o de um barril ou vaso, em que dentro há uma cavidade chamada átrio, acessada pela abertura chamada ósculo e as paredes são perfuradas por poros.

Os pinacócitos são células que revestem o corpo das esponjas, formam a pinacordeme e sua função é de proteção. Os porócitos são responsáveis pela passagem da água. Os coanócitos (apomorfia do Filo Porífera) formam a coanoderme, que faz a digestão intracelular, a passagem da água através de flagelos e forma espermatozoides. Os arqueócitos formam os gametas. Os amebócitos são as ancestrais da célula-tronco e são células totipotentes, que podem substituir qualquer outra célula quando for necessário. Elas são responsáveis pela regeneração. Os colêncios produzem colágeno. Os escleroblastos produzem as espículas, estruturas de sustentação.


Fonte: slideplayer



Respiração e alimentação

Os poríferos são filtradores, ou seja, promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Quando entra, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega resíduos. Portanto, a respiração ocorre por trocas gasosas de difusão.

Os coanócitos capturam as substâncias suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. A digestão é feita pelos coanócitos e pelos amebócitos.



Reprodução

Os poríferos são monoicos ou dioicos e a reprodução pode ser sexuada ou assexuada. A reprodução assexuada ocorre por brotamento, fragmentação ou gemulação (para condições desfavoráveis, como em água doce). A reprodução sexuada ocorre por desenvolvimento indireto, ou seja, há estágio larval, e a fecundação é interna.

A imagem abaixo mostra a reprodução sexuada.


Fonte: segundo cientista


 
 

Referências: livro didático, toda matéria, sobiologia, toda biologia

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page