Vírus
- Sapiens
- 9 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de mar. de 2019
Os vírus são organismos que causam inúmeras doenças e não se encaixam em nenhum dos reinos, porque não possuem células nem metabolismo próprio, ou seja, não são vivos.
◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈
Características Geraisí
Organismos acelulares
Autoreplicação
Parasitas intracelulares obrigatórios - Por não terem metabolismo, dependem das células hospedeiras para se reproduzirem
Forma cristalina (Vírions) quando estão fora das células hospedeiras
Dimensões geralmente inferiores a 0,2 micrômetros
Estrutura
Os vírus se dividem em três grupos: os envelopados, os não envelopados e os bacteriófagos. O envelope, presente no primeiro grupo, é formado por pedaços da membrana da célula hospedeira (serve como camuflagem e cavalo de troia, para facilitar a entrada do vírus na célula) e por proteínas específicas (ou de associação), que servem para reconhecer qual é a célula certa para o vírus entrar. Os bacteriófagos são vírus que atacam apenas bactérias, possuem uma cápsula proteica mais complexa e fibras que contribuem para a fixação nas bactérias.
No demais, os três grupos são iguais. Eles possuem DNA e/ou RNA. Os vírus com apenas RNA costumam ser mais instáveis, como o causador da gripe e da Aids. O capsídio, também formado por proteínas específicas, tem o objetivo de proteger o ácido nucleico que forma o vírus.

Fonte: blog do enem

Imagem do vírus bacteriófago
Fonte: grupo genominas
Reprodução
Ciclo Lítico: o vírus se aproxima da célula e injeta o seu material genético. Esse material entra na célula e se multiplica com a ajuda das organelas da célula infectada. A célula hospedeira morre e libera os vírus que se formaram dentro dela e que vão infectar outras células.
Ciclo Lisogênico: o vírus mantem-se em estado temporário de inatividade com o material genético incorporado ao da célula. Quando ela se reproduz, essa mistura de material genético duplica-se e passa para as células-filhas, sem causar a morte dela. Assim, toda a descendência é infectada.

Fonte: estudo prático
Doenças
O vírus pode exibir dois efeitos na célula hospedeira, relacionados com seus ciclos de reprodução. O efeito citolítico é quando ele destrói a célula hospedeira. O efeito citocinético é quando ele induz a ocorrência de divisões celulares e se associa com diversas formas de câncer.
As doenças causadas por vírus são popularmente chamadas de viroses. Elas não respondem ao tratamento de antibióticos.
Referências: anotações de aula, livro de biologia e info escola.
Comments